6 vitaminas essenciais para a barba que deve conhecer

6 vitaminas essenciais para a barba que deve conhecer

Vitaminas para a barba: mito ou realidade? Serão mesmo o combustível que falta para um crescimento saudável?

Não dá para mexer na genética. Para o bem e para o mal, a hereditariedade e toda a bagagem que vem com ela, está para ficar.

Mas é possível mudar a dieta e incluir vitaminas para fazer a barba crescer – não só mais rápido, mas de forma saudável.

Uma coisa parece certa: quanto mais saudável for, mais saudável será a sua barba.

Onde encontrar vitaminas para a barba?

Vitaminas em forma de suplemento, são mais convenientes. Contudo, se optar pelos multivitamínicos, confira as quantidades presentes de cada vitamina.

Sobretudo, é importante não esperar milagres. Não se trata de uma poção mágica ou elixir tipo Asterix.

Mantenha as expetativas realistas quanto aos resultados. A natureza demora o seu tempo.

Agora, é verdade que as vitaminas e minerais numa dieta equilibrada, ajudam. E a paciência compensa. Ao longo do tempo, os efeitos tornam-se visíveis.

Suplementos: 4 critérios a que deve estar atento

O suplemento vai potenciar as características da sua barba. Evitam a queda dos fios e ajudam no desenvolvimento dos pelos da barba. São um boost de nutrientes.

Mas se vai por este caminho:

  1. Tenha atenção aos suplementos hormonais. A testosterona e a DHT fazem crescer a barba, mas têm efeitos secundários.
  2. Examine as etiquetas para perceber se contém outros ingredientes passíveis de causarem alergias;
  3. Privilegie vitaminas naturais e não produzidas sinteticamente.
  4. Procure feedback e opiniões verdadeiras de pessoas que já experimentaram os produtos. Pode funcionar numa pessoa e noutra não, mas fornecem bons indicadores de sucesso.

Alguns tipos de vitaminas excelentes para a barba

1. Vitamina A

É a vitamina do crescimento e importante para manter a estrutura dos tecidos epiteliais em forma.

Para além disso:

  • Ajuda à produção de sebo em quantidades normais. É um poderoso lubrificante natural.
  • Os fios da barba ou bigode e a pele do rosto ficam com um aspeto mais hidratado e brilhante.

A vitamina A também estimula a produção de colagénio, útil para retardar os efeitos do envelhecimento. Neste caso, tem 2 benefícios pelo preço de 1.

Alimentos: cenoura, abóbora, batata doce e leguminosas, tais como couves e espinafres.

2. Vitamina B12

Todas as vitaminas do complexo B são essenciais para o crescimento saudável dos pelos corporais. É conhecida por:

  • Prevenir a queda de cabelo e fios da barba;
  • Incentivar o crescimento dos pelos;
  • Regular o equilíbrio hormonal.

Alimentos: os produtos de origem vegetal não costumam conter esta vitamina. Neste caso, recomenda-se a toma sob forma de suplemento.

3. Biotina (também conhecida como vitamina B7 ou H)

É uma das vitaminas mais faladas quanto o objetivo é fazer crescer a barba, portanto, inclua a biotina na sua dieta.

A biotina auxilia no metabolismo celular. Significa que o corpo vai absorver mais nutrientes.

  • Previne a alopecia (perda de cabelo) e seborreia;
  • Promove a síntese de queratina;
  • Combate a queda de cabelo:
  • Fortalece os pelos da barba e torna a barba mais densa e espessa;
  • Incentiva a renovação das células da epiderme e derme.

Alimentos: soja, espinafres, espargos, banana, morangos, cereais, amêndoas e nozes, etc.

4. Vitamina C

A Vitamina C é um poderoso antioxidante e ótima para o sistema imunitário.

Esta vitamina protege contra os radicais livres – substâncias responsáveis por prejudicarem e bloquearem o crescimento dos pelos de forma natural.

A vitamina C:

  • Incentiva o crescimento de folículos mais saudáveis e desenvolvimento do pelo;
  • Impede queda dos pelos.

Alimentos: frutas cítricas (laranja, morangos, papaia, ananás, kiwi) e leguminosas (couve Kale, brócolos, pimentos e couve-flor).

5. Vitamina D

A queda de cabelo está associada a baixos níveis de vitamina D. Várias pesquisas têm mostrado que esta vitamina ajuda a criar novos folículos.

O corpo produz vitamina D de forma natural em contacto com os raios solares, mas no inverno é importante reforçar as doses, sobretudo para evitar a queda dos pelos.

Alimentos: bebidas e cremes vegetais, cogumelos, pão e alguns cereais de pequeno-almoço.

6. Vitamina E

É uma das principais vitaminas para melhorar a beleza da pele, do cabelo e dos fios da barba porque incentiva a circulação sanguínea.

A vitamina E:

  • Mantém os folículos ativos e saudáveis;
  • Cria um ambiente favorável para o crescimento dos pelos.

Alimentos: a vitamina E encontra-se na maioria dos vegetais de folhas verdes, frutos secos, sementes e cereais enriquecidos.

Para além destas vitaminas, há outra arma.

O consumo de minerais tais como: magnésia, zinco, ferro e cálcio. A queratina também é um poderoso auxiliar no crescimento da barba.

Preparado para incluir na sua dieta as vitaminas essenciais para uma barba com bom aspeto?

A barba está, sobretudo, relacionada com a genética e os baixos níveis de testosterona.

Pode combater, em certa medida, esta deficiência de forma natural. O exercício cardiovascular (correr, andar e nadar), aumentam os níveis de testosterona.

Já os suplementos e uma dieta rica nestas vitaminas ajuda a reduzir as deficiências nutricionais associadas a pelos fracos, crescimento lento e aparência descuidada.

Inclua vitaminas na sua dieta, porque no final, a barba diz muito sobre um homem.

 

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