Óleo para barba: o que é, para que serve e como usar

Conjunto Exeperiência com Caixa de cartão. baunilha, manga, pinho, the tobacconist, pimenta negra, fresh - barbudospt

Cuidar da barba e do bigode pode não ser tão fácil como muitos homens imaginam. Quanto maior for a barba, mais cuidados são precisos para que ela continue com um bom aspecto e que, principalmente, seja atraente. Para isso, existem alguns cuidados que podemos adoptar para que a barba esteja sempre bem cuidada.

Entre os cuidados comuns, como aparar a barba e retirar os excessos, temos ainda shampoos criados especialmente para as barbas e também, os óleos de barba que servem para serem usados logo após a higienização. Portanto, vamos começar as explicações.

1. Mas afinal, para que serve o óleo para barba?

O óleo para barba serve então para hidratar os pêlos da barba (e também a pele), fazendo com que a barba fique macia e principalmente, com que seja mais fácil moldar os pêlos. Com o óleo, os pêlos da barba ficam mais unidos e hidratados, perdendo aquele aspecto ressecado.

Existem ainda óleos que deixam a barba mais brilhante, potencializando a cor da barba. O óleo de barba serve então para dar aquele aspecto de limpo à sua barba, deixando os pêlos macios e facilmente modelados. Os óleos tem também aromas, deixando a barba “perfumada”.

2. Quando usar o óleo?

O óleo para barba serve para as barbas mais longas, ou seja, para quem deseja realmente ser visto como “barbudo”. Nada impede de você use os óleos em barbas mais curtas, porém, a pele tem o seu próprio mecanismo de hidratação. Quanto maior for a barba, e portanto, mais distante da pele, mais difícil é a hidratação natural dos pêlos da barba, e para isso existem os óleos, que dão “uma mãozinha” para manter a barba hidratada, principalmente as pontas.

3. Quando utilizar o óleo para barba?

O uso do óleo para barba é recomendado logo pela manhã, depois de fazer a limpeza da sua barba. É interessante fazer essa limpeza no banho. Deve lavar a barba com água quente, auxilia na abertura dos folículos e poros, fazendo uma melhor absorção do óleo.

4. Como aplicar o óleo para barba?

Após a limpeza, é hora de aplicar o óleo. O conta gostas das embalagens dos nossos óleos dão uma ajuda preciosa, geralmente apenas algumas gotas são suficientes (entre 4 a 6 gotas). Coloque o óleo diretamente nas mãos, esfregue-as bem e comece a aplicação, massajando com as mãos em movimentos alternados e uniformes.

É interessante também utilizar um pente para que o produto se espalhe por todos os pêlos. Depois de pentear, é só esperar alguns minutos para a barba absorver o óleo, fazendo com que ela fique macia durante o dia.

5. Qual a composição do óleo para barba?

O óleo para barba na verdade é uma combinação de vários outros óleos, que juntos servem especificamente para cuidar dos pêlos da barba.

Dentre as combinações mais comuns estão o óleo de jojoba, que serve para dar brilho e regular o excesso de oleosidade da pele, o óleo de argan, que é rico em vitamina e que serve para hidratar e restaurar o pelo e o óleo de semente de uva para dar a sensação de limpeza.

Existem diversos óleos de barba disponíveis no mercado. O interessante é encontrar o que sirva para o que você deseja e se encaixa nas suas necessidades. É possível também comprar o Conjunto Iniciação, que vem com o óleo para barba, o pente e um saco de algodão para guardar o seu conjunto ou o Conjunto Experiência, que permite experimentar os aromas disponíveis nos nossos óleos, disponível em frasquinhos de 10ml.

Texto adaptado de: Barbafeita

One thought on “Óleo para barba: o que é, para que serve e como usar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *