Ter barba está cada vez mais na moda, sendo uma tendência entre vários homens. Cada vez mais estes incorporam os cuidados com a barba no seu dia-a-dia, para obter o visual que desejam. No entanto, escolher o estilo de barba pode ser bastante difícil, devido à grande variedade que existe. Tem também  de ter em conta o seu tipo de rosto e o nível de cuidados que deseja ter com a barba antes de escolher. Para ficar com uma ideia melhor do tipo de barba ideal para si, damos-lhe algumas dicas!

estilos-de-barba-destaque

Antes associada a desleixo, hoje em dia a barba é vista como uma forma de valorizar o rosto. Tem o efeito de afinar os traós, dando um ar mais moderno e charmoso ao proprietário, fazendo toda a diferença no visual! De facto,já muita gente diz que a barba nos homens e o cabelo nas mulheres são os elementos que mais custam a cortar. Isto acontece porque a mínima alteração produz resultados muito drásticos no visual. Se já passou pela experiência de ter de aparar a barba cheia que tanto lhe custou a ter, saberá certamente do que falamos. Mas, deixando as experiências mais negativas de lado, vamos agora ao que interessa: estilos de barba para que se inspire!

Para jovens

É muito natural que os jovens desejem ter um tipo de barba que chame a atenção e dar um ar de mais maturidade. No entanto, é preciso ter bastante paciência para acertar no estilo desejado, no modo de aparar e para ficar sem falhas. Por isso, um estilo de barba média é ótimo para começar! Ela é uniforme e fica bem em qualquer tipo de rosto. É ideal para que se acostumem com os cuidados com a barba e são a base perfeita para qualquer estilo que adotem no futuro.

Depois de conseguir a barba média, pode investir em dois opostos: barba cheia ou barba por fazer. Apesar de as duas ficarem muito bem, elas exigem cuidados frequentes para terem bom aspeto. Por isso, se não tem tempo em casa, o melhor é recorrer a um barbeiro com frequência. Para obter um aspeto alternativo, pequenos detalhes no bigode ou queixo fazem a diferença.

Barba cheia

barba-cheia-imagem-2
barba-cheia-imagem-1

Barba por fazer

barba-por-fazer-imagem-2
barba-por-fazer-imagem-1

Para cada tipo de rosto

Para manter a harmonia e valorizar os traços da cara, pode optar por escolher o estilo com base no tipo de rosto que tem.

Rosto redondo

A melhor opção para um tipo de rosto redondo é apostar num estilo que alongue a face. Por isso, dê preferência a estilos mais cheios no queixo e na parte de baixo. Evite muito volume na bochehca, porque pode obter o efeito contrário ao que pretende. Assim, pode apostar em pêras ou em patilhas estendidas com toda a segurança.

rosto-redondo-imagem-1
rosto-redondo-imagem-2

Rosto quadrado

A barba por fazer é uma boa opção para este tipo de rosto. O estilo cheio e tradicional também cai bastante bem, devido à sua versatilidade, bem como uma pêra. No enatnto, não se recomendam as barbas com um estilo muito “certinho”.

rosto-quadrado-imagem-1
rosto-quadrado-imagem-2

Rosto triangular

Como este tipo de face tem o queixo mais saliente, o ideal é arredondar a face. Para isso, deve apostar em ter mais volume na zona das bochechas, como uma barba por fazer certinha. Tente evitar o excesso de pelos e pêras grandes, que não complementam o seu rosto.

rosto-triangular-imagem-1

Rosto rectangular

Este tipo de rosto é um pouo mais fino que o quadrado. Por isso, tente manter o equilíbrio e use a barba para lhe dar uma forma mais oval. O tipo de barba tradicional fica muito bem neste tipo de rosto.

rosto-rectangular-imagem-1
rosto-rectangular-imagem-2

Rosto oval

Este é o tipo de rosto mais versátil, por isso qualquer tipo de barba lhe assenta bem. Escolha o seu estilo preferido e use-o com toda a segurança.

rosto-oval-imagem-1

Estilos ideais para barba com falhas

Ter falhas na barba é algo muito comum para a maioria dos homens. Estas falhas costumam ocorrer mais na zona da pêra ou bochechas, mas podem existir em qualquer local. Apesar de poderem combinar com alguns estilos, o ideal é não as deixar à mostra. Até porque, se tem uma grande falha mas gosta de volume, o resultado final será estranho. Por isso, aposte numa barba rala ou que valorize os pontos onde a barba cresce normalmente. Uma pêra também valoriza bastante uma barba falhada. Para estimular o crescimento dos pelos, o ideal é consultar um dermatologista. Não se esqueça também de manter uma rotina de cuidados com a barba, incluindo limpeza e hidratação.

barba-com-falhas-imagem-1
barba-com-falhas-imagem-2

Estilos de barba grande

Muitos homens desejam obter a popular “full beard”, já que é muito versátil e permite obter vários estilos e cortes. A barba cheia harmoniza a face e valoriza-a muito, seja qual for o tipo de rosto que tenha. Quando tiver a barba e bigode bem definidos e com volume, a crescer por igual, pode optar por ousar e arriscar diferentes tipos de estilo. Faça a experiência e descubra o estilo ideal para si! Para evitar cortar, aposte num estilo com as laterais baixas e comprimento no queixo (estilo ducktail). Pode também deixar a barba com volume por igual.

estilos-barba-grande-imagem-2
estilos-barba-grande-imagem-1

Outros estilos de barba

Exstem diversos outros estilos de barba, que complementam muito bem qualquer tipo de rosto. Cabe-lhe a si escolher qual é o estilo que mais lhe agrada e experimentar até encontrar um no qual se sinta confortável. Não se esqueça de manter a higiene, através da limpeza da barba e da hidratação. Assim, seja qual for o estilo escolhido, terá uma barba de respeito!

outros-estilos-barba-imagem-1
outros-estilos-barba-imagem-2

Esperamos que se tenha inspirado com estes estilos de barba. Agora, basta pôr mãos à obra e usufruir do novo visual!