Barba Espartana: sim ou não?

barba-spartan-como-fazer-como-cuidar

A barba espartana é conhecida por prolongar o queixo e, como tal, deixa o rosto mais alongado, numa espécie de triângulo invertido.

A barba espartana é uma das mais conhecidas e usadas nos últimos anos, muito por influência de Hollywood – mas quanto a isso já lá vamos.

A principal característica deste tipo de barba é o volume cheio em todo o rosto, prolongando-se os fios mais longos na região do queixo, o que confere a ideia de se ter um rosto mais comprido e delgado.

Apesar de parecer complicada de tratar, se for feita num barbeiro adequado e devidamente profissional, a barba espartana ficará perfeita, visto que é preciso muito cuidado no corte, principalmente para quem não tem os fios capilares lisos.

Além disso, recomendamos este tipo de barba para quem não tem muito tempo a perder, mas não quer abdicar do estilo. Além disso, a barba espartana pode transmitir um ar mais sério ao indivíduo, tendo a grande vantagem de combinar com inúmeros cortes de cabelo. Todavia, no que ao formato de rosto diz respeito, esta é mais apropriada a rostos redondos ou ovais.

De onde veio a inspiração?

A barba espartana, tal como o próprio nome indica, teve origem na Grécia Antiga, nos guerreiros de Esparta, conhecidos pela sua coragem, disciplina, bravura e forma física impecável. A barba espartana surgiu como um complemento para intimidar os inimigos, daí que seja associada à masculinidade, força e poder.

Ademais, ninguém se esquece na influência que a mega-produção cinematográfica de Hollywood “300” teve neste caso. Por lá não faltavam personagens barbudos, entre os quais se inclui o destemido Rei Leónidas. Sem dúvida, que foi este foi um fator que em muito ajudou a colocar a barba espartana de volta na moda.

Cuidar da barba espartana em 3 passos

1. Ter sempre uma rotina de higiene e hidratação

Faça chuva ou sol, calor ou frio, nunca deve abdicar da rotina de higiene e hidratação da sua barba espartana, caso contrário, poderá não ter o efeito desejado, principalmente se o fio capilar for encaracolado ou mais rebelde.

Nesse sentido, por ter um volume grande deve lavá-la com um champô para barba de qualidade, que lhe garanta a limpeza adequada. Em seguida, aplique um óleo para barba, para deixar os fios ainda mais macios e evitar que fiquem emaranhados. Finalize o processo com a aplicação de um creme hidratante no rosto, que ajudará a manter os polos limpos e, como tal, e evitar pelos encravados, que podem revelar-se um verdadeiro problema.

2. Pentear corretamente

Para cuidar devidamente de uma barba espartana, recomendamos que a penteie com um tradicional pente de madeira, por ser um tipo de material que traz várias vantagens

  • Permite retirar a eletricidade estática dos fios;
  • É mais fácil de controlar a barba;
  • É mais eficiente a manter o formato desejado, mesmo com fios mais indisciplinados ou encaracolados.

3. Praticar atividade físicas, alimentar-se e hidratar-se bem

Mas o que é que estas três ações ou comportamentos têm a ver com a barba? Tudo, na verdade são três conselhos indicados para que o seu organismo funcione como um todo completo, saudável e equilibrado. Tal ajudará a manter não só a barba espartana no seu melhor, como o cabelo, a pele e até as unhas.

Um estilo de vida saudável reflete-se em todas as partes do seu corpo – e mente. E a saúde mental é uma questão bastante importante nos dias de hoje. Ao cuidar de si, a todos os níveis, sentir-se-á uma pessoa mais feliz e tranquila.

A barba e a máscara: são incompatíveis?

Claro que não. É certo que os homens barbudos têm o hábito de tocar várias vezes na barba ao longo do dia, mas isso também acontece com qualquer pessoa que não tenha barba. E só tomamos consciência disso mesmo quando a COVID-19 passou a dominar as nossas vidas: a quantidade de vezes que qualquer pessoa toca na cara é, de facto, muito elevada. Por isso, o perigo de contrair a doença em relação a quem não tem barba não é maior nem menor.

Ainda assim, e apesar de já nos encontrarmos naquele que parece ser o fundo deste longo túnel de tristeza, sofrimento e ansiedade, convém compreender que o vírus ainda não desapareceu e, como tal, devem manter-se alguns cuidados.

No que à máscara diz respeito, poderá usar máscaras FF2/N95 ou com três camadas de algodão. É certo que há muitas variedades de formatos, e na nossa loja online também encontra um modelo muito especial, que poderá ajudá-lo a sentir-se o mais confortável possível, devido ao seu formato totalmente adequado a barbudos.

Ficou com alguma dúvida?

Estou aqui para ajudar, sinta-se à vontade!

contacto telefone barbudos.pt

+351 966 739 598

contacto whatsapp barbudos.pt

+351 966 739 598

contacto email barbudos.pt

[email protected]

contacto chat online barbudos.pt

Chat Online

contacto messenger barbudos.pt

Facebook/Messenger

contacto instagram barbudos.pt

Instagram/Direct

Subscreva também a nossa newsletter
e receba todas as novidades em primeira mão!

Os seus dados serão mantidos apenas pelo tempo que desejar. Estarão sempre seguros e poderá editá-los ou parar de receber as mensagens sempre que desejar.

Informações sobre RGPD
Responsável: Roberto Francisco
Destinatários: Mautic (em alojamento nacional), Gmail (no caso de responder a mensagens enviadas por email. Servidores nos EUA)
Legitimação: Consentimento.
Objetivo: Enviar o newsletter com informações comerciais.
Duração: Enquanto durar o consentimento.
Direitos: acesso, portabilidade, esquecimento, acesso, retificação, cancelamento.
Mais informações: Leia a política de privacidade.

Deixe uma resposta