Cuidar da barba e do bigode pode não ser tão fácil como muitos homens imaginam. Quanto maior for a barba, mais cuidados são precisos para que ela continue com um bom aspecto e que, principalmente, seja atraente. Para isso, existem alguns cuidados que podemos adoptar para que a barba esteja sempre bem cuidada.
Entre os cuidados comuns, como aparar a barba e retirar os excessos, temos ainda champôs criados especialmente para as barbas e também, o óleo de barba que serve para usar logo após a higienização. Portanto, vamos começar as explicações.
1. Mas afinal, para que serve o óleo para barba?
O óleo para barba serve então para hidratar os pelos da barba (e também a pele), fazendo com que a barba fique macia e principalmente, com que seja mais fácil moldar os pelos. Com o óleo, os pelos da barba ficam mais unidos e hidratados, perdendo aquele aspecto ressecado.
Existem ainda óleos que deixam a barba mais brilhante, potencializando a cor da barba. O óleo de barba serve então para dar aquele aspecto de limpo à sua barba, deixando os pelos macios e facilmente modelados. Os óleos tem também aromas, deixando a barba “perfumada”.
2. Quando usar o óleo?
O óleo para barba serve para as barbas mais longas, ou seja, para quem deseja realmente ser visto como “barbudo”. Nada o impede de usar os óleos em barbas mais curtas, porém, a pele tem o seu próprio mecanismo de hidratação. Quanto maior for a barba, e portanto, mais distante da pele, mais difícil é a hidratação natural dos pelos da barba, e para isso existem os óleos, que dão “uma mãozinha” para manter a barba hidratada, principalmente as pontas.
3. Quando utilizar o óleo para barba?
O uso do óleo para barba é recomendado logo pela manhã, depois de fazer a limpeza da sua barba. É interessante fazer essa limpeza no banho. Deve lavar a barba com água morna, auxilia na abertura dos folículos e poros, fazendo uma melhor absorção do óleo.
4. Como aplicar o óleo para barba?
Após a limpeza, é hora de aplicar o óleo. A bomba doseadora das embalagens dos nossos óleos dão uma ajuda preciosa, geralmente pressionando 1 ou 2 vezes a bomba é suficiente para a maioria das barbas. Coloque o óleo diretamente nas mãos, massage bem e comece a aplicação, massajando com as mãos em movimentos alternados e uniformes.
É interessante também utilizar um pente de madeira para que o produto se espalhe por todos os pelos. Depois de pentear, é só esperar alguns minutos para a barba absorver o óleo, fazendo com que ela fique macia durante todo o dia.
5. Qual a composição do óleo para barba?
O óleo para barba na verdade é uma combinação de vários outros óleos, que juntos servem especificamente para cuidar dos pelos da barba, bastante diferentes dos pelos que compõem o cabelo.
Dentre as combinações mais comuns estão o óleo de jojoba, que ajuda a dar brilho e regular o excesso de oleosidade da pele, o óleo de argan, que é rico em vitamina E que hidrata e restaura o pelo e o óleo de semente de uva para dar a sensação de limpeza.
Existem diversos óleos de barba disponíveis no mercado. O interessante é encontrar o que sirva para o que você deseja e se encaixa nas suas necessidades. É possível também encontrar um kit Iniciação, que traz um cahmpô para barba, um óleo para barba, um pente de madeira ou escova.
O óleo de barba de baunilha é super bom torna a barba mais macia e tem um cheiro muito agradável recomendo