Fazer a barba: dicas que o farão parecer profissional

Fazer a barba - dicas que o farao parecer profissional

Fazer a barba é também um hábito para muitos homens, que os acompanha desde a adolescência. No entanto, ainda é um assunto que suscita muitas dúvidas. Será que existe uma técnica ideal? Os produtos utilizados fazem assim tanta diferença?

O objetivo não é apenas conseguir uma pele suave e saudável, capaz de suscitar muitos elogios. Todos os homens querem evitar falhas e cortes dolorosos, e até os tão famosos pelos encravados, na hora de barbear. De certeza que sabe como são desagradáveis.

Apesar de parecer fácil na teoria, na prática pode ser mais difícil. Ainda assim, há notícias positivas: não precisa de ser um profissional, desde que conheça algumas dicas fundamentais que o farão parecer um especialista na matéria.

Escolher os produtos certos

O processo nunca deve ser feito a seco – a lâmina não conseguirá deslizar naturalmente na pele e causará atrito. Então, é importante escolher um creme de barbear.

Contudo, eleger um produto que facilite o processo não deve ser a única preocupação. Se pode optar por um que apresente benefícios reais, porque não?

Alguns produtos comerciais, embora cumpram o propósito, podem secar a pele, pois são compostos por inúmeros componentes químicos como álcool, por exemplo.
Optar por produtos naturais pode ser a solução. Lembre-se que a pele é o nosso maior órgão, pelo que cuidar dela é fundamental.

Saiba que, além de não serem quimicamente manipulados, os produtos naturais apresentam várias vantagens como:

  • Não enfraquecem o pelo;
  • Não causam irritação na pele;
  • Conferem uma hidratação profunda;
  • Apresentam efeitos calmantes e nutritivos;
  • Protegem as peles mais sensíveis.

Preferindo um produto natural, não vai mais evitar barbear-se.

Existe mais um aspeto a ter em consideração: a escolha dos utensílios certos. Lâminas, navalhas e pincéis de barbear, todos apresentam características que o ajudam no processo: conferem precisão, reduzem o risco de cortes e facilitam a remoção dos pelos.

Preparar a pele antes de barbear

1. Hidratação

Desengane-se se pensa que o estado da pele não tem influência na altura de fazer a barba. Na verdade, pode ser a razão para não alcançar os resultados que deseja – um aspeto uniforme e luminoso. Por isso, cuidar da pele do rosto é fundamental.

Uma hidratação adequada minimiza irritações, permitindo que a lâmina deslize sem dificuldade, e suaviza os pelos, facilitando o processo de corte. Além do mais, sem a proteção da barba a sua pele estará mais exposta, pelo que é boa ideia que esteja o mais bonita possível. Pode também ser boa ideia ir fazendo exfoliações de forma frequente.

2. Abrir os poros

Lavar a pele com água morna antes de barbear ou passar uma toalha quente pelo rosto permite remover oleosidade e a sujidade natural da pele, cujo efeito atrapalha o processo.

Além do mais, permite abrir os poros, o que ajudará na extração dos pelos.

Uma dica: experimente fazer a barba após o banho. O calor preparará a pele.

A técnica

Embora haja métodos e procedimentos variados (uns mais exigentes que outros), existem algumas regras básicas que, quando aplicadas, o farão parecer um verdadeiro expert.

  1. Descobrir o sentido do crescimento do pelo, para saber a direção certa do corte;
  2. Passar a lâmina no sentido dos pelos – o contrário pode encravá-los e potenciar cortes, mas pode fazê-lo em alguns sítios, se necessário. Este processo pode não ser fácil, pois os pelos crescem em muitas direções diferentes, consoante a parte do rosto;
  3. Proceder com gestos suaves e leves, sem usar a força, para não massacrar a pele;
  4. Utilizar as duas mãos: uma estica a pele e acompanha o movimento, enquanto a outra manuseia o instrumento de corte;
  5. Se os pelos de uma determinada zona custarem a sair, o que é natural, colocar de novo o creme de barbear no rosto e voltar a passar a lâmina. No entanto, deve evitar passar muitas vezes no mesmo lugar, para não causar irritação.

Terminado o processo, volte a passar água no rosto, desta vez fria, para fechar os poros novamente. Atenção à forma como seca a pele: evite esfregar para não causar irritação.

Prepare-se para os bons resultados

Já entendemos que o segredo para obter o resultado que deseja é a combinação entre vários fatores, nomeadamente na preparação e na técnica usada, principalmente se tiver de fazer a barba todos os dias.

Ainda assim, falta revelar a dica mais importante: paciência! Saiba que, para que consiga fazer a barba e evitar todos os problemas indesejáveis como pelos encravados ou cortes, o processo vai exigir tempo.
A falta de paciência contribui para que se cometam erros, que contribuem para deixar a pele em mau estado, visível para si e para os outros. Não é isso que deseja.
Além do mais, quem não gosta de fazer boa figura na hora de barbear?

Ficou com alguma dúvida?

Estou aqui para ajudar, sinta-se à vontade!

contacto telefone barbudos.pt

+351 966 739 598

contacto whatsapp barbudos.pt

+351 966 739 598

contacto email barbudos.pt

[email protected]

contacto chat online barbudos.pt

Chat Online

contacto messenger barbudos.pt

Facebook/Messenger

contacto instagram barbudos.pt

Instagram/Direct

Subscreva também a nossa newsletter
e receba todas as novidades em primeira mão!

Os seus dados serão mantidos apenas pelo tempo que desejar. Estarão sempre seguros e poderá editá-los ou parar de receber as mensagens sempre que desejar.

Informações sobre RGPD
Responsável: Roberto Francisco
Destinatários: Mautic (em alojamento nacional), Gmail (no caso de responder a mensagens enviadas por email. Servidores nos EUA)
Legitimação: Consentimento.
Objetivo: Enviar o newsletter com informações comerciais.
Duração: Enquanto durar o consentimento.
Direitos: acesso, portabilidade, esquecimento, acesso, retificação, cancelamento.
Mais informações: Leia a política de privacidade.

Deixe uma resposta