Barba Negra que tipos de cuidados deve ter

Barba Negra que tipos de cuidados deve ter

Hoje vamos falar sobre Barba Negra!

A pele negra distingue-se das outras peles sobretudo por uma maior quantidade de melanina. A alta quantidade de melanina é não só responsável pela cor da pele, como tem algumas vantagens como a proteção contra o envelhecimento da pele. Uma pele com um maior nível de melanina natural também terá menos rugas e uma maior proteção a nível de cancro da pele. Sendo a pele um aspeto tão importante na barba, será que uma barba negra é muito diferente de outros tipos de barba?

Apesar de todas as vantagens enumeradas anteriormente em ter a pele negra, o alto nível de melanina apresenta também alguns aspetos menos favoráveis, sobretudo para os barbudos. A secreção das glândulas sudoríparas é maior, pelo que a pele tende a ser mais oleosa. No caso dos homens, tem ainda a desvantagem de os pêlos faciais serem geralmente frisados, o que exige cuidados redobrados para evitar pêlos encravados e ter uma barba negra com aspeto macio.

Mas as características da pele e dos pêlos faciais não são impedimento para uma barba negra forte e saudável! Neste artigo reunimos as melhores dicas para cuidados com a barba negra.

 

Controlar a oleosidade da pele

A pele negra tende a ser oleosa. Se não tiver cuidados especiais, esta pode ficar excessivamente oleosa, potenciando o aparecimento de acne, foliculite e pêlos encravados. Para minimizar a produção de óleo em excesso e controlar os níveis de oleosidade da pele, lave o rosto pelo menos duas vezes ao dia e aplique champô na barba, para evitar a acumulação de oleosidade.

 

Prevenir o aparecimento de pêlos encravados

Todos os barbudos devem fazer uma esfoliação semanal. Fazer uma esfoliação permite abrir os poros e assim remover todas as células mortas. A esfoliação ajuda a manter a pele com um aspecto saudável e a evitar o encravamento de pêlos. Isto é especialmente importante se tem uma barba negra, já que a oleosidade da pele e os fios crespos favorecem o encravamento dos pêlos.

Pentear a barba também é um hábito que deve adotar no quotidiano. Os pêlos crespos e frisados têm maior tendência a entortar e a entrar na epiderme. Isso é uma das causas diretas de pêlos encravados e de inflamações da pele. Pentear a barba não só ajuda a prevenir que isso aconteça, como ajuda a eliminar os pêlos fracos. Utilize preferencialmente um pente de madeira, que não provoca eletricidade estática da barba, causando menos nós.

 

Proteger e hidratar a pele

A pele negra está mais protegida contra a ação do sol e dos raios ultra-violeta. No entanto, se não tiver cuidado com a hidratação da pele, podem aparecer manchas na pele. Hidrate diariamente a pele com óleos essenciais e proteja a pele utilizando protetor solar de fator 30. Uma pele hidratada e protegida ajuda a que os pêlos cresçam de forma saudável.

 

Conclusão

Se tem a pele negra e é adepto de barba, acabaram-se as desculpas para não deixar a barba crescer. É certo que a barba negra tem maior tendência a encravar, mas se mantiver uma rotina diária de cuidado com a barba, utilizando os produtos adequados e apostando na hidratação e esfoliação da pele, é possível ter uma barba com aspecto saudável e macio. Ponha em prática as nossas dicas e deixe-se surpreender pelos resultados!

Imagem: beardimages

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *