Barba no trabalho as verdades e os mitos desmistificados

Barba no trabalho as verdades e os mitos desmistificados

Apesar do uso de barba estar na moda e estar a conquistar cada vez mais adeptos, em alguns trabalhos nem sempre é bem aceite. As dúvidas relacionadas com o uso de barba no trabalho levantam várias questões, envolvidas muitas delas em mitos.

Neste artigo desmistificamos esses mitos e explicamos tudo o que precisa de saber sobre o uso de barba no trabalho.

 

O uso de barba faz um homem parecer desleixado

Mito. A barba não faz um homem parecer desleixado…a não ser, claro, que não tenha cuidados diários para a tratar e manter com um aspecto saudável. Cuidar da barba diariamente, usando produtos adaptados, fará com que esta apresente sempre um aspeto cuidado e bonito. Uma barba bem cuidada pode até melhorar a sua imagem enquanto profissional! Um homem que cuide da sua aparência é uma pessoa preocupada com detalhes e com a sua própria apresentação pessoal, duas grandes qualidades num profissional.

Há empresas que proíbem o uso de barba no trabalho

Verdade. As empresas têm regras de conduta interna, sendo verdade que existem empresas em que o uso de barba no trabalho é proibido. Isso acontece em casos nos quais o uso de barba no trabalho pode interferir com questões de saúde pública ou contribuir para a existência de acidentes de trabalho, como em ambientes onde existe risco de inalação de gases tóxicos.

No entanto, a ideia de que todos os restaurantes ou trabalhos em restauração proíbem o uso de barba no trabalho é mito! O uso de barba na cozinha é possível e não é sinónimo obrigatório de falta de higiene. O melhor é sempre informar-se sobre as regras de conduta internas do local de trabalho no qual deseja entrar ou no qual já trabalha.

 

Não há um estilo de barba mais adequado do que outro

Depende. De facto não é possível apontar um determinado estilo de barba como “o mais adequado” para o local de trabalho. Mas tal não significa que se deva usar qualquer estilo de barba no trabalho. Assim como a roupa, o estilo de barba deve também ser adequada à posição que ocupa e à imagem da empresa.

 

Se se apresentar numa entrevista com barba não será selecionado

Mito. Mais uma vez, esta questão depende da empresa e do cargo a que se candidata. Durante o exercício da profissão é proibido o uso de barba? Nesse caso, aparecer na entrevista com barba não será uma vantagem. Nos restantes casos, convém não esquecer que a barba dá muitas vezes ao homem um aspecto mais maduro e experiente, pelo que até pode ser um ponto de vantagem!

 

Conclusão

O segredo para o uso de barba no trabalho está em conhecer as regras da empresa e da profissão. Mantenha também sempre a barba com uma aparência saudável e cuidada, usando produtos específicos e adaptados à sua barba.

 

Já conhece os nossos produtos para cuidado da barba e bigode? Conheça agora os nossos óleos para barba, bálsamos para barba e champô!

Imagem: beardimages

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *