Barba na Cozinha: Que Cuidados de Higiene Deve ter

Barba na Cozinha: Que Cuidados de Higiene Deve ter

Ser barbudo não precisa de ser sinónimo de que precisa de se afastar da cozinha. É perfeitamente possível ser um barbudo orgulhoso e simultaneamente um verdadeiro chef de cozinha.

Mas como conjugar as duas paixões? Neste artigo vai descobrir quais os cuidados a ter com a barba na cozinha, para poder trabalhar sem nenhuma preocupação de higiene.

Evite tocar na barba na cozinha

Uma das questões mais abordadas sobre homens com barba na cozinha tem a ver com a possibilidade de caírem pêlos na comida. Se é importante ter o cabelo preso e protegido com uma rede por questões de higiene e segurança alimentar, a mesma questão se coloca quanto à barba.

Existem redes que podem ser utilizadas na barba, de forma a proteger a queda dos pêlos. No entanto, se cozinhar em casa ou para amigos e se não tiver acesso a uma rede, não se preocupe: não precisa de abandonar a cozinha!

Sendo a fisionomia dos pêlos faciais menos volátil que o cabelo, o que deve fazer imperativamente enquanto estiver a cozinhar, é não mexer na barba. Ao não mexer na barba evita não só que pêlos possam cair, mas também evita a transmissão de bactérias ou de pêlos.

Apare a barba com frequência

Tratar da barba deve fazer parte da rotina de qualquer barbudo que se preze. Para aqueles que trabalham em ambientes nos quais têm que mexer em alimentos, o cuidado com a barba na cozinha deve ser redobrado.

Penteie a barba diariamente para manter um espeto uniforme e tenha especial atenção ao tamanho, para que esta não pareça descuidada.

Mantenha a barba com aspeto saudável

Mais do que por uma questão de vaidade, é importante utilizar produtos de higiene adequados para a barba, para que cresça e se mantenha com um aspeto saudável. Ao usar barba na cozinha, lembre-se que a higiene deve ser uma das preocupações principais.

Lave e trate a sua barba diariamente com produtos de higiene adaptados. Óleos, ceras e bálsamos são opções que já estão perfeitamente adaptadas ao mercado barbudo. Não sabe a diferença entre os diferentes produtos de higiene disponíveis? Descubra tudo lendo este artigo detalhado sobre o assunto.

Cuidado com as provas de molhos e líquidos

Um dos principais obstáculos de um barbudo quando se fala de comida, são líquidos. Se estiver a cozinhar sopas ou molhos, tenha muito cuidado quando for provar o tempero ou sabor dos mesmos. Não encha em demasia a colher e afasta-se do tacho e balcão de trabalho. Tenha sempre uma toalha ou pano para limpar a barba se for preciso, em caso de se sujar.

Conclusão

Se gosta de cozinhar, não precisa de abdicar de ter uma barba longa para estar na cozinha. Ter uma barba na cozinha implica ter alguns cuidados redobrados enquanto cozinha. Mas não é de todo um impeditivo para aproveitar e desfrutar do seu hobby e paixão.

Necessitar de ter cuidados redobrados para com a higiene e exigências de segurança alimentar? Tem sempre à sua disposição a possibilidade de usar uma rede. Existem dois tipos de redes para barba na cozinha. Umas são bastante parecidas às redes usadas no cabelo, mas adaptadas à face. Outras são parecidas às redes usadas pelos médicos em ambiente hospitalar.

Como vê, ser barbudo não é sinónimo obrigatório de não ser chef!

Fotografia Visualhunt.com

Deixe uma resposta