Minoxidil: o que é e quais os seus efeitos para a barba

Minoxidil: o que é e quais os seus efeitos para a barba

Para um homem que aprecie ter barba, ter falhas ou pêlos fracos pode ser desconfortável e desafiante. O Minoxidil é uma solução que promete acabar com o problema permanentemente e tem sido adotado por vários barbudos no mundo inteiro. No entanto, por ser um medicamento, levanta ainda muitas dúvidas e questões.

Neste artigo explicamos-lhe o que é o Minoxidil, como pode e deve ser utilizado e que efeitos pode ter na sua barba.

O que é o Minoxidil?

O Minoxidil é um medicamento vasodilatador. Isso significa que é um medicamento que dilata os vasos sanguíneos e que pode ser utilizado para diversos problemas.

Atualmente é utilizado sobretudo em problemas relacionados com:

Quando foi lançado no mercado, o Minoxidil destinava-se inicialmente a problemas de hipertensão. No entanto, descobriu-se com o tempo que que provocava o crescimento, o fortalecimento de pêlos e o retardamento da queda de cabelo. Foi então retirado do mercado para ser trabalhado em laboratório até estar pronto para ser um produto especificamente destinado a problemas capilares, como é hoje.

Como aplicar e usar o Minoxidil

O Minoxidil é um medicamento em forma de loção. A sua aplicação é portanto muito fácil e prática. Aplique um pouco da loção diretamente na barba e massage o rosto. O produto entrará diretamente na corrente sanguínea, ajudando a aumentar o crescimento e fortalecimento da barba.

No entanto, não o deve aplicar no momento antes ou logo depois de fazer a barba. Distancie o momento de barbear e da aplicação do medicamento em pelo quatro horas, para garantir que não provoca nenhuma reação na pele e que o medicamento tem uma maior eficácia.

Efeitos do Minoxidil

Estudos têm demonstrado que a aplicação do Minoxidil apresenta resultados credíveis no crescimento da barba, deixando-a mais cheia e volumosa. Com um uso regular do medicamento, também existe uma menor e quase inexistência de queda e quebra de pêlos da barba.

O Minoxidil, apesar de todas as suas vantagens e benefícios, não deixa de ser um medicamento. Como todos os produtos, a sua aplicação pode provocar alguns efeitos secundários como comichão, pele seca, crescimento de pêlos em outras partes do corpo ou arritmias. Importante realçar que grande parte das queixas são registadas quando o produto é utilizado de forma excessiva ou quando já existe alguma alergia prévia a algum dos seus componentes.

A pele seca é considerada o seu principal efeito secundário. Sendo que o produto contém álcool, ele pode provocar e contribuir para o ressecamento da pele. Para combater este efeito, aconselha-se a aplicação de um creme hidratante após a aplicação do Minoxidil.

Apesar de ser uma solução para combater as falhas na barba, é importante ter em atenção que não apresenta resultados imediatos. Se quer começar a utilizar este produto consulte o seu médico ou especialista. Só assim pode garantir a utilização deste medicamento é segura. O seu médico poderá também aconselhá-lo sobre a dose certa a aplicar. Lembre-se também que o tratamento completo com Minoxidil pode demorar várias semanas ou meses.

Imagem: beard pictures

4 thoughts on “Minoxidil: o que é e quais os seus efeitos para a barba

Deixe uma resposta