Falhas na barba: porque caiem ou não crescem os pelos?

Falhas na barba porque caiem ou não crescem os pelos

Quem procura ter uma barba perfeita, uma falha ou uma pequena irregularidade pode tornar-se rapidamente uma obsessão. As causas que levam a falhas na barba e queda de pelos podem ser várias: fique a saber quais são e como é que pode tentar tratar este problema.

Quais as causas das falhas na barba?

A genética

A densidade da barba depende em muito do código genético. Este determina o número e a densidade dos folículos pilosos, mas também o nível de testosterona produzido pelo corpo.

O código genético é também influenciado pela idade, sendo evolutivo com o tempo. Não é raro portanto ter muitas falhas na barba aos 25 anos e, aos 30 ou 35 anos ter uma barba completa e perfeita.

Uma barba completa é no entanto rara antes dos 20 anos enquanto que, com a idade, os folículos pilosos tornam-se menos produtivos, logo a barba pode ir tornando-se mais irregular.

Pelada: queda dos pelos da barba

A pelada ou alopecia na barba é uma doença comum nos homens que afeta o folículo piloso, mas que ainda é pouco falada e conhecida.

As falhas na barba e a queda de pelos podem ser sinónimos desta doença que pode afetar tanto a barba, como também o couro cabeludo.

A pelada da barba traduz-se por uma queda do pelo da barba que está ainda em fase telógena (fase em que o pelo ainda está em fase de repouso e não cresce), acompanhada de uma pausa antes da fase anagéna, que é a fase em que um novo pelo começa a crescer.

O que acontece com esta doença é que essa pausa pode ser de vários meses até um ano…fazendo com que essa zona não tenha nenhum pelo presente, provocando falhas na barba.

Doenças e problemas de saúde

As falhas na barba e queda de pelos podem ser um sintoma de um problema de saúde. Ao notar que é algo demasiado recorrente e presente, é aconselhado que consulte um médico especialista ou dermatologista para um diagnóstico mais preciso.

  • Doenças como a diabetes ou distúrbios alimentares podem levar a maiores falhas na barba e queda de pelos e cabelo.
  • O estresse também é uma causa apontada com frequência para este tipo de problema.

Como disfarçar as falhas na barba?

Até perceber qual é a causa que leva a que tenha falhas na barba e perda de pelos, não existem infelizmente nenhuns produtos milagrosos que tratem esse problema.

No entanto, uma excelente forma de disfarçar as falhas na barba é simplesmente camuflando-as com um bom penteado da barba!

Se os pelos da tua barba são suficientemente longos e espessos, penteie-os de forma a que as zonas com falhas sejam cobertas.

Para ajudar a fixar o penteado, pode usar um bálsamo para fixar e domar os pelos da barba.

Se as falhas forem demasiado importantes, pode adaptar o estilo da sua barba a esse problema: apare os pelos de forma a que as falhas sejam menos visíveis e continua a tratar da sua barba regularmente, afim de evitar mais problemas de queda de pelos.

 

Ficou com alguma dúvida?

Estou aqui para ajudar, sinta-se à vontade!

contacto telefone barbudos.pt

+351 966 739 598

contacto whatsapp barbudos.pt

+351 966 739 598

contacto email barbudos.pt

[email protected]

contacto chat online barbudos.pt

Chat Online

contacto messenger barbudos.pt

Facebook/Messenger

contacto instagram barbudos.pt

Instagram/Direct

Deixe uma resposta