Como cuidar da barba branca? Descubra as rotinas e os produtos certos!

Como cuidar da barba branca? Descubra as rotinas e os produtos certos!

É sinónimo de experiência, personalidade e charme. Mas cuidar da barba branca e torná-la atraente, envolve alguns cuidados. Sobretudo de hidratação. Ninguém quer uma barba amarelada, ou com aspeto descuidado.

Os fios grisalhos são frágeis, secos e com maior tendência para cair ou quebrar. Portanto, um homem de barba branca precisa de ter uma rotina de tratamento diária. Mas não! Não é necessário passar horas em frente ao espelho!

Por que razão cuidar da barca branca é tão importante?

Os fios brancos são o sinal externo do passar dos anos. Mas podem também ser uma característica genética, ou provocada por situações de stress. Nalguns homens, a barba branca surge mais cedo. Outros tornam-se barbudos grisalhos mais tarde.

A verdade é que os fios brancos são mais frágeis e quebradiços do que os cabelos brancos. Esta fragilidade resulta da perda progressiva de uma proteína, chamada melanina.

Para além de dar cor à barba, a melanina protege os fios da exposição solar e de outros elementos externos agressivos. Sem esta camada protetora, a barba branca fica mais exposta, parte-se mais facilmente e tem tendência a ficar amarelada.

Cuidar da barba branca de forma descomplicada

Hidratar é o gesto diário mais importante

Antes de mais, deve evitar-se a todo o custo usar champô do cabelo na barba. Estes produtos funcionam bem no couro cabeludo, mas as substâncias na sua composição são agressivas. Removem a oleosidade natural da pele e deixam a barba ressequida.

Portanto, deve utilizar um champô específico para barba e sem substâncias potencialmente cancerígenas. Normalmente, estes produtos contêm um pigmento que corrige e contrapõe o amarelo dos fios grisalhos, oferecendo um efeito matizador.

Estes produtos limpam e hidratam. A lavagem regular previne ainda o amarelecimento dos fios. De forma quase imediata, vai sentir que a barba fica mais macia e com a textura perfeita.

Nutrir a barba branca com hidratação complementar

Para além da rotina do banho – champô – os óleos hidratantes fazem verdadeiros milagres. São uma camada extra de proteção, suavidade e brilho para os fios brancos.

O óleo garante ainda hidratação ao longo do dia, já para não referir o aroma agradável. Um extra que não deve ser desvalorizado!

Alimentação e vitaminas

A nutrição é tão importante quanto uma boa rotina de cuidados.

Suplementos vitamínicos – sobretudo que tenham na sua composição vitamina E – ajudam a barba a crescer forte e com aspeto saudável.

A água também deve fazer parte do dia-a-dia dos homens de barba branca, porque ajuda a manter a hidratação da pele e dos fios.

Aparar a barba com frequência

Os nós que se formam na barba são um verdadeiro pesadelo, pelo que deve escovar-se a barba com regularidade. Este gesto também ajuda a remover impurezas.

Mesmo que o objetivo seja deixar crescer a barba, ela deve ser aparada com frequência para retirar o excesso e melhorar a sua aparência.

De noite e para evitar que se formem nós e os fios se enrolem, há sempre a hipótese de prender a barba com um elástico, ou fazer uma trança.

Evite o que provoca o amarelecimento da barba branca

Tabagismo, poluição e falta de higiene.

Estes são os 3 principais vilões que contribuem para uma barba amarelada. Existem alguns produtos que revertem o efeito, contudo, é um procedimento que deve ser realizado por profissionais.

O melhor é mesmo prevenir! A lavagem diária da barba é obrigatória e ajuda a combater o amarelecimento.

É inegável o charme de um homem de barba branca. Mas os fios grisalhos precisam de estar cuidados. É tudo uma questão de manter uma certa disciplina e escolher os produtos adequados. A barba vai, sem dúvida, sair valorizada.

Alguns produtos relacionados

NOVO
 36,90 IVA Incl.
NOVA FRAGRÂNCIA
Avaliação 4.83 de 5
 7,90 17,90 IVA Incl.
Avaliação 4.90 de 5
 7,90 19,90 IVA Incl.
Avaliação 4.91 de 5
 8,90 19,90 IVA Incl.

Deixe uma resposta