Descamação na barba e bigode. Sabe como resolver este problema?

Descamacao na barba e bigode sabe como resolver este problema

Finalmente a barba cresceu até ao comprimento desejado. Agora, é tempo de ostentá-la com orgulho.

Mas a descamação na barba e bigode começam a fazer-se sentir. A vontade de coçar é incontrolável. É sinal que a pele por baixo dos pelos está demasiado seca, uma situação frequente entre os barbudos. Mas tem solução!

Descamação na barba e caspa: como se relacionam?

A descamação da pele no rosto e a caspa andam de mãos juntas. E juntas levam a uma barba pouco atraente. A irritação e a comichão que acompanham este problema, também atrapalham o dia a dia e bem-estar de qualquer barbudo.

Mas afaste o pensamento de cortar a barba. Não são precisas medidas tão radicais. Vejamos a origem e como tratar a descamação na barba e bigode.

A origem do problema

O processo de descamação da pele é na verdade um processo natural. É responsável por eliminar as células mortas da epiderme, por forma a dar lugar a células novas e renovadas.

De uma forma muito simples e para perceber melhor a origem do problema, o sistema que regula o crescimento da barba compreende 3 componentes:

  • O fio de cabelo, da barba, ou outro pelo corporal;
  • O folículo – onde se formam os fios e são nutridos, por forma a crescerem saudáveis;
  • As glândulas sebáceas – responsáveis pela oleosidade e hidratação natural da pele e dos fios; o óleo produzido por estas glândulas oferece proteção contra a descamação.

Glândulas insuficientes, pele descamada e com caspa

O problema da descamação na barba e bigode surge quando a quantidade de óleo natural produzido pelas glândulas não é suficiente para hidratar os pelos da barba.

Mais ainda, uma barba longa está mais longe da pele do rosto, portanto, esta distância também dificulta a sua hidratação.

Como resultado, a pele fica demasiado seca, descama, provocando comichão. Finalmente, podem também surgir os pontos brancos: a caspa.

Outras causas de descamação na barba e bigode

Existem outros problemas médicos, como a dermatite e  seborreica que também provocam a descamação da pele.

Esta condição, de origem genética e agravada pelo stress e outros fatores emocionais, caracteriza-se pelo excesso de atividade das glândulas sebáceas. A pele fica inflamada e a proliferação de fungos é comum. Como resultado, pode surgir a descamação da pele por baixo da barba e bigode.

Nestes casos, o melhor será consultar um dermatologista ou pedir aconselhamento na farmácia.

Pele seca por baixo da barba e do bigode? O problema tem solução

O grande problema na maioria dos casos é a pele seca, resultante da quantidade insuficiente de óleos naturais. Portanto, a resolução do problema da descamação passa por compensar esta deficiência.

Hidratação para combater a descamação na barba

Usar diariamente e não apenas como medida SOS

Uma pele seca a que se junta um grande volume de barba por cima, merece cuidados especiais porque tem maior tendência a perder hidratação.

Primeiro passo

Comece por utilizar no banho, champô próprio para os fios da barba. As substâncias presentes nestes produtos evitam que os fios da barba sequem, bem como a pele sensível do rosto.

Segundo passo

Outro gesto extremamente importante é a aplicação de óleo na barba. Este produto faz toda a diferença no combate à descamação da pele por baixo da barba.

Aplique o produto nos fios, com cuidado de massajar também a pele do rosto – e sem esquecer as pontas. Assim sendo, está a oferecer-lhe a hidratação que necessita e a contribuir para restabelecer o equilíbrio da epiderme.

Mais ainda, estes óleos contêm jojoba e sementes de uva (entre outros ingredientes). Estes componentes são antibacterianos, antifúngicos, antioxidantes. Resultado: uma barba brilhante, uma pele hidratada, sem fungos ou bactérias que causem irritações.

Vale muito a pena investir nestes produtos e reservar algum tempo para cuidar desse bem precioso: a barba e agora, sim! Ostentá-la com todo o orgulho.

 

Ficou com alguma dúvida?

Estou aqui para ajudar, sinta-se à vontade!

contacto telefone barbudos.pt

+351 966 739 598

contacto whatsapp barbudos.pt

+351 966 739 598

contacto email barbudos.pt

[email protected]

contacto chat online barbudos.pt

Chat Online

contacto messenger barbudos.pt

Facebook/Messenger

contacto instagram barbudos.pt

Instagram/Direct

Deixe uma resposta