Uma barba com caspa é uma situação embaraçosa que nenhum barbudo quer experienciar. Mas pode acontecer!
Por mais que se tente escovar a caspa dos fios, os pontos brancos resistem. Pode até dar a impressão de desleixo, ou falta de higiene. E tem influência na autoestima dos homens barbudos. Afinal, a barba deve refletir personalidade e charme.
O que causa uma barba com caspa?
Na maioria dos casos, a caspa não está ligada a nenhum problema de higiene.
No entanto, pode ser a expressão de dermatites faciais e nestas situações o melhor é consultar um médico dermatologista. À exceção destes casos, a presença de caspa na barba deve-se à falta de hidratação.
Os homens barbudos têm uma camada extra de proteção sobre a pele, defendendo-a, por exemplo, dos raios solares. O que é uma vantagem! Por outro lado, uma camada adicional sobre o rosto pode dificultar os cuidados diários (e esconder uma pele a necessitar de um tratamento especial).
3 problemas que contribuem para ter caspa na sua barba
1. Não escovar com frequência
Acumulação de células mortas, caspa e outras impurezas. É o resultado de não passar a escova na barba.
Um homem com barba deve pentear e escovar os fios, pelo menos duas vezes por dia. Como benefício extra, a passagem da escova nesta zona do rosto, estimula a circulação sanguínea, logo, promove uma barba com aspeto brilhante e livre de caspa.
2. Lavagem insuficiente ou com produtos errados
Existem produtos que são agressivos tanto para a pele do rosto, como para os pelos da barba. Após a lavagem pode permanecer a sensação de pele repuxada.
Este deve ser um sinal de alerta!
Uma pele mal hidratada tem tendência para desenvolver caspa porque a secura leva à descamação. Portanto, é importante incluir os produtos de higiene certos na rotina diária.
3. Estilo de vida e stress
Tal como acontece com o cabelo, uma dieta pobre em gorduras naturais, ou à base de fast food pode levar a uma barba com aspeto pouco saudável.
Elimine a caspa na barba com estes gestos diários
Hidratação dos fios e pele do rosto
É importante hidratar a barba com óleos e bálsamos de qualidade, mas a pele sob a barba também necessita da mesma camada de hidratação. Portanto, devem-se hidratar os fios capilares, sem esquecer a pele do rosto. Realizar este gesto duas vezes por dia, é o mínimo recomendável.
Para muitos homens barbudos, mexer na barba é uma espécie de hábito. Levante a mão quem nunca… Contudo, este gesto só aumenta a oleosidade e a transmissão de bactérias e fungos, o que promove uma barba com caspa.
Lavagem obrigatória
Lavar a barba, todos os dias. E se possível, após as refeições. Apesar de todos os cuidados, algumas impurezas podem ficar retidas entre os fios da barba.
Após a lavagem, outro aspeto importante é garantir que enxagua bem os pelos. Os resíduos de champô tendem a favorecer o aparecimento de caspa.
Secar a barba
Ir para a cama com a barba molhada é um erro. Os pelos estão húmidos. As bactérias e os fungos prosperam em ambientes com humidade elevada. Portanto, é importante secar bem a barba com uma toalha.
De preferência deve deixar-se secar naturalmente. Se for utilizado o secador, é melhor optar pelo ar frio, uma vez que as temperaturas elevadas contribuem para secar ainda mais os fios da barba (e da pele do rosto). Nunca é demais lembrar que o objetivo na luta contra a caspa é reduzir a secura de ambos!
Estes cuidados diários de limpeza e hidratação vão ajudar a prevenir e eliminar da barba aqueles pontos brancos desagradáveis e que causam irritação na pele.
Acabar com a caspa devolve também confiança e autoestima aos homens barbudos.
Ficou com alguma dúvida?
Estou aqui para ajudar, sinta-se à vontade para nos contactar!
+351 966 739 598
+351 966 739 598
apoio@barbudos.pt
Chat Online
FB Messenger
Instagram/Direct
Subscreva as melhores Dicas para Barba, sempre fresquinhas e sempre à mão na sua caixa de e-mail!